Prêmio Art Supply beneficia projetos de ação social
- Posted by admin
- On 30 de setembro de 2015
O Prêmio Art Supply há 15 anos fomenta a produção artística dos mais variados estilos musicais, promovendo o trabalho de diversos músicos no cenário brasileiro e auxiliando crianças e jovens carentes no estado de São Paulo. É o incentivo do Instituto Musical Beethoven (IMB) para o trabalho de artistas profissionais e também para o crescimento da filantropia no Brasil.
Prêmio Art Supply beneficia projetos de ação social
“Este é um projeto sociocultural de iniciativa do Instituto Beethoven que arrecada recursos para agregar valores do Empreendedorismo para entidades do terceiro setor por meio da arte e da cultura”, afirmam os fundadores do IMB, Yara e Miguel Perrotti. O Instituto também oferece doze bolsas para jovens de baixa renda nos cursos de graduação técnica e profissional em Música Erudita e Popular.
Todos os anos, o prêmio contempla um projeto musical inédito dentre os enviados ao IMB com o lançamento de um CD e a apresentação do repertório em um concerto de gala ou show para o vencedor. A arrecadação conseguida com a venda do produto é totalmente revertida para projetos sociais que assistem, com muita música, crianças e jovens carentes.
Segundo Miguel Perrotti, a filantropia torna-se uma ferramenta para restaurar o equilíbrio social entre empresas, governos e população de modelos de negócios sociais sustentáveis a longo prazo. “Pensando nisso, a filantropia de risco (Venture Philantropy) é justamente uma forma de não apenas dar o peixe, mas de fato ensinar as organizações sem fins lucrativos a pescarem seus próprios resultados”, analisa.
Neste ano, o vencedor do Prêmio Art Supply foi o grupo instrumental Bandolim Elétrico, que lança RHAIMISCHIMBILIM. O título também é de uma música composta em parceria com o maestro João Carlos Martins. Conheça mais do grupo aqui.
Abaixo, os projetos apoiados pelo Instituto Musical Beethoven e seus parceiros.
Em parceria com a Fundação Bachiana, do maestro João Carlos Martins, a Orquestra Sons Recicláveis, criada em 2012, visa a formação de uma sinfônica por meio do projeto de Música e Lutheria Experimental, do musicista Fernando Sardo, e para criar agentes multiplicadores de construção de instrumentos, além da formação de educadores musicais.
2Em 2013, o Instituto Beethoven foi convidado a participar da campanha Reciclar é Show da TANG. A Parceria incluiu oficinas de lutheria para construção de instrumentos a partir de materiais reciclados. Sob a coordenação de Fernando Sardo e ministrada pela professora Rosa Eugênia Vilas Boas, as crianças constroem instrumentos musicais como flautas pan, flautas doces, clarinetes, flautas de embolo e violões a partir de material reciclado. A Oficina Luteria para Escola Municipal Célia Soares – Feira de Santana é a segunda fase do projeto Reciclar é Show da TANG.
3
Entre as entidades beneficiadas, está a Casa do Menor de Santo Amaro Grossarl, que acolhe crianças e adolescentes vítimas de maus tratos ou abandono. Aqui, o Instituto Musical Beethoven cultiva um trabalho de musicalização infantil iniciado em 2008.
No começo, 30 crianças participavam das atividades, que incluíam lições de flauta e a musicalização propriamente dita. Atualmente, são oferecidas a 80 crianças musicalização infantil e aulas de flauta, além de fornecer meios para a aquisição de instrumentos de percussão e instrumental ORFF para o desenvolvimento delas.
4
De forma semelhante, o Instituto também incentiva o gosto pela música com aulas de flautas, percussão e coral na Aprocima (Associação Promocional do Coração Imaculado de Maria), entidade responsável por uma creche e um núcleo socioeducativo para jovens. No decorrer dos anos, já foram doados diversos instrumentos para a entidade.
As crianças já participaram dos Shows de Lançamento do Art Supply, com grandes artistas como: Guitarrista Peter Friestedt, Soprano Julia Kogan , Banda Cep Sampa.O IMB promove a musicalização de crianças de até 9 anos de idade e aulas de coral e percussão para crianças de 10 a 14 anos. Em 2013 pela primeira vez o coral infantil participou da gravação de uma das faixas do CD Retrato Brasil-Art Supply-2013. São atendidas 200 crianças.
5Outra entidade apoiada pelo Instituto é a Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação), que promove atividades de inclusão social e profissional de surdos. A cada ano, o IMB destina uma parte da arrecadação para melhorar a infraestrutura dos trabalhos realizados na unidade. Várias melhorias já foram feitas, como a instalação de uma sala de informática para capacitação profissional, de um centro auditivo para bebês e crianças de até 4 anos, além da quadra poliesportiva Osmar Santos, de uma brinquedoteca e de um parquinho infantil Vó Acácia.
No Instituto Olga Kos Inclusão Cultural, por sua vez, ocorrem dois projetos. O mais antigo é o Resgatando Cultura, que prevê a publicação de 20 livros ilustrados de arte, inéditos, sobre a vida e obra de artistas contemporâneos em atividades no Brasil. A iniciativa já publicou livros de arte de artistas brasileiros, entre eles, Eduardo Iglesias, Inácio Rodrigues, Marysia Portinari, Isabelle Tuchband, Gustavo Rosa, Sara Belz, Claudio Tozzi e Yutaka Toyota. O livro escolhido para o patrocínio do IMB foi Ilustrado de Arte Vida e Obra, de Inos Corradin.
6
O segundo projeto da parceria é o Taekwondo: Inclusão pelo Esporte, que tem como objetivo incluir a pessoa com Síndrome de Down e/ou Deficiência Intelectual à sociedade por meio da prática dessa luta.
O IMB ainda apoia o Abrigo dos Velhinhos Frederico Ozamam, entidade sem fins lucrativos, de caráter beneficente, e filantrópico, eminentemente voltada para a assistência social ao idoso carente.
Fonte: http://www.pluricom.com.br/clientes/premio-art-supply-de-musica/noticias/2014/premio-art-supply-beneficia-projetos-de-acao-social
0 Comments